Este trabalho apresenta o relato de uma oficina realizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, voltada para alunos do EJA, abordando as temáticas de plantas medicinais, condimentares e fitoterápicos. O objetivo principal da oficina foi conscientizar os participantes sobre o uso seguro e responsável dessas plantas, além de destacar a possibilidade de fabricação de sabonetes artesanais como uma alternativa de renda adicional, especialmente relevante para alunos provenientes de famílias de baixa renda. A metodologia da oficina abrangeu duas partes distintas: uma abordagem prática sobre a fabricação de sabonetes artesanais com base glicerinada e a utilização de plantas medicinais para aromatização e decoração dos sabonetes, e uma abordagem teórica sobre fitoterápicos, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o cultivo de mudas. Os resultados obtidos mostraram que os participantes já possuíam conhecimentos diversos sobre o uso de plantas medicinais, principalmente em forma de chás, transmitidos por gerações em suas famílias. A oficina proporcionou uma oportunidade de ampliação do conhecimento, aumentando a conscientização sobre os riscos e benefícios das plantas utilizadas na saúde. Além disso, os participantes perceberam o potencial econômico dessa atividade, considerando-a uma possibilidade concreta de renda extra. A abordagem interdisciplinar adotada durante a oficina se mostrou eficiente ao promover o aprendizado dos alunos, incentivando o empoderamento econômico e valorizando práticas naturais de saúde. Os resultados reforçam a importância de iniciativas educacionais que integrem teoria e prática para o desenvolvimento integral dos estudantes e a disseminação de informações relevantes sobre o uso adequado e seguro das plantas medicinais.