ZOOLOGIA INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DE UM GUIA VISUAL COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS.
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102881 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 255 "inscrito_id" => 5767 "titulo" => "ZOOLOGIA INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DE UM GUIA VISUAL COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência teórico-prática dentro da experiência docente de estudantes da graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, através do Programa Residência Pedagógica (PRP). O PRP, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), visa inserir estudantes de licenciatura em escolas públicas para desenvolver habilidades como futuros professores, estreitando a relação entre Instituições de Ensino Superior e escolas, estimulando pesquisa e produção acadêmica baseadas em vivências em sala de aula. O subprojeto Ciências da Natureza abrange Biologia, Química e Física, com 30 bolsistas e 4 voluntários, trabalhando em conjunto com preceptores em seis escolas parceiras, como o Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (IEEAB), que atende diversos níveis de ensino. O trabalho foi desenvolvido na Educação Especial do IEEAB, com cinco alunos surdos de uma turma de segundo ano do ensino médio, que ocorreu durante o período de regência. Também foi realizada a visita ao museu de Ciências Naturais Carlos Ritter/UFPel, Pelotas-RS. Para uma visitação guiada por monitor e intérprete de LIBRAS, seguida da confecção de um desenho de uma ave escolhida pelo aluno, e como atividade extraclasse foi realizada uma pesquisa e também a produção de um pequeno vídeo explicando as curiosidades e particularidades sobre a ave pesquisada, a partir de um roteiro de pesquisa, seguido pela entrega do material produzido, os quais estão sendo utilizados para a confecção do guia visual de zoologia." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5767_TB255_28082023165431.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHARON BEATRIZ DA CUNHA GARCIA DIAS" "autor_nome_curto" => "SHARON" "autor_email" => "sharongarciadias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102881 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 255 "inscrito_id" => 5767 "titulo" => "ZOOLOGIA INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DE UM GUIA VISUAL COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência teórico-prática dentro da experiência docente de estudantes da graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, através do Programa Residência Pedagógica (PRP). O PRP, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), visa inserir estudantes de licenciatura em escolas públicas para desenvolver habilidades como futuros professores, estreitando a relação entre Instituições de Ensino Superior e escolas, estimulando pesquisa e produção acadêmica baseadas em vivências em sala de aula. O subprojeto Ciências da Natureza abrange Biologia, Química e Física, com 30 bolsistas e 4 voluntários, trabalhando em conjunto com preceptores em seis escolas parceiras, como o Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (IEEAB), que atende diversos níveis de ensino. O trabalho foi desenvolvido na Educação Especial do IEEAB, com cinco alunos surdos de uma turma de segundo ano do ensino médio, que ocorreu durante o período de regência. Também foi realizada a visita ao museu de Ciências Naturais Carlos Ritter/UFPel, Pelotas-RS. Para uma visitação guiada por monitor e intérprete de LIBRAS, seguida da confecção de um desenho de uma ave escolhida pelo aluno, e como atividade extraclasse foi realizada uma pesquisa e também a produção de um pequeno vídeo explicando as curiosidades e particularidades sobre a ave pesquisada, a partir de um roteiro de pesquisa, seguido pela entrega do material produzido, os quais estão sendo utilizados para a confecção do guia visual de zoologia." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5767_TB255_28082023165431.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHARON BEATRIZ DA CUNHA GARCIA DIAS" "autor_nome_curto" => "SHARON" "autor_email" => "sharongarciadias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }