AS CORES DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO E A TRANSIÇÃO ELETRÔNICA: INVERVENÇÃO SOB A ÓTICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104303 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1904 "inscrito_id" => 5290 "titulo" => "AS CORES DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO E A TRANSIÇÃO ELETRÔNICA: INVERVENÇÃO SOB A ÓTICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS" "resumo" => "A presente pesquisa retrata as observações e reflexões sobre o período de estágio de Regência I da utilização da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos em algumas das atividades desenvolvidas. O estágio foi desenvolvido durante o Programa de Residência Pedagógica da Unipampa em uma turma de 1º Ano do Ensino Médio em uma escola campo do município de Caçapava do Sul, RS. A dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3 MP’s) foi utilizada por ela problematizar assuntos conhecidos dos alunos, bem como utilizar conceitos científicos para que ocorra o entendimento, seja teórico ou experimental e aplicar estes conhecimentos. A pesquisa é qualitativa e como produção de dados utilizou-se das observações e das atividades desenvolvidas pelos alunos, como perguntas problematizadoras, experimentos e aplicações do conhecimento. Por meio desta pesquisa foi identificado que os estudantes não conseguem fazer relação do que foi abordado nas aulas anteriores. Conforme a literatura, o fato de eles estarem acostumados a receber as atividades “tudo pronto” podem criar aversão a estas dinâmicas. E, os discentes não estão acostumados com estas propostas que valorizam o protagonismo da sua aprendizagem. Portanto, com o estágio de regência foi possível a identificação com a profissão de professor e os seus desafios." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5290_TB1904_15112023180240.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ODINEI SILVA GARCIA" "autor_nome_curto" => "ODINEI" "autor_email" => "odineisgarcia@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104303 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1904 "inscrito_id" => 5290 "titulo" => "AS CORES DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO E A TRANSIÇÃO ELETRÔNICA: INVERVENÇÃO SOB A ÓTICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS" "resumo" => "A presente pesquisa retrata as observações e reflexões sobre o período de estágio de Regência I da utilização da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos em algumas das atividades desenvolvidas. O estágio foi desenvolvido durante o Programa de Residência Pedagógica da Unipampa em uma turma de 1º Ano do Ensino Médio em uma escola campo do município de Caçapava do Sul, RS. A dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3 MP’s) foi utilizada por ela problematizar assuntos conhecidos dos alunos, bem como utilizar conceitos científicos para que ocorra o entendimento, seja teórico ou experimental e aplicar estes conhecimentos. A pesquisa é qualitativa e como produção de dados utilizou-se das observações e das atividades desenvolvidas pelos alunos, como perguntas problematizadoras, experimentos e aplicações do conhecimento. Por meio desta pesquisa foi identificado que os estudantes não conseguem fazer relação do que foi abordado nas aulas anteriores. Conforme a literatura, o fato de eles estarem acostumados a receber as atividades “tudo pronto” podem criar aversão a estas dinâmicas. E, os discentes não estão acostumados com estas propostas que valorizam o protagonismo da sua aprendizagem. Portanto, com o estágio de regência foi possível a identificação com a profissão de professor e os seus desafios." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5290_TB1904_15112023180240.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ODINEI SILVA GARCIA" "autor_nome_curto" => "ODINEI" "autor_email" => "odineisgarcia@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }