Este trabalho explora a violência de gênero no ambiente escolar, destacando a importância das intervenções educativas. Baseado em teorias de diversos autores, ele enfatiza que a violência vai além de ações físicas, manifestando-se em estereótipos, opressão e discriminação. O Programa de Residência Pedagógica (PRP) demonstra ser valioso na formação de professores/as comprometidos/as com um ambiente educacional respeitoso e igualitário. Um exemplo notável é a atuação de uma professora/preceptora que, por meio de intervenções proativas e sensíveis, não apenas corrige comportamentos problemáticos, mas também promove diálogo e reflexão, impactando a mentalidade dos alunos. O trabalho enfatiza a necessidade de educação contínua para a igualdade de gênero nas escolas, abordando raízes profundas, questionando estereótipos prejudiciais e capacitando os/as professores/as a serem agentes de mudança. O combate à violência de gênero requer esforços coletivos, pois a escola desempenha um papel central na formação de cidadãos, contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa.