TABULEIRO HUMANO E ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO
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A justificativa está implicitamente ligada à necessidade de repensar as práticas de ensino, tornando-as mais motivadoras e eficazes. Visto que, a motivação dos alunos é um fator crítico para a aprendizagem lúdica e significativa. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar as contribuições da aplicação de um jogo de tabuleiro como recurso pedagógico para ensinar ciclos biogeoquímicos de forma lúdica e interativa. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino, o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI), com turmas do ensino médio e do novo ensino médio. A técnica de observação participante foi empregada para coletar dados, permitindo ao pesquisador envolver-se ativamente na atividade enquanto registrava informações. Os resultados desta pesquisa indicaram que a ludicidade, por meio do jogo de tabuleiro, teve um impacto positivo no processo de ensino aprendizagem. 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