Este relato de experiência ocorreu na turma do infantil III "A" na Escola Municipal de Educação Infantil Sônia Viana, em Parnaíba, PI. Inicialmente marcado por nervosismo e responsabilidade, o relato descreve uma experiência gratificante de trabalhar com atividades em sala de aula. O foco foi em brinquedos cantados de papel, com ênfase na confecção de pipas, escolhido como tema central para a turma do infantil III. O plano de aula foi guiado por uma estratégia sugerida pela professora supervisora. A exploração iniciou-se com a introdução da pipa apresentada aos alunos, e a leitura de um poema. A confecção das pipas foi feita pelos alunos com tinta e papel, estimulando a criatividade, o desenvolvimento motor e cognitivo. Uma dança com a música sobre pipas precedeu a brincadeira de empinar pipas ao ar livre, muitos experimentando isso pela primeira vez. O referencial teórico de Winnicott foi invocado para destacar a importância do brincar no desenvolvimento infantil. O objetivo principal foram habilidades motoras aprimoradas, estimulo a criatividade, desenvolvimento a cognição e fomenta a interação social. A atividade foi um sucesso ao demonstrar como as brincadeiras, particularmente com pipas, não apenas proporcionaram diversão, mas também enriqueceram o aprendizado dos alunos.