Partimos da experiência a frente da coordenação e da supervisão na área de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) para tecer reflexões sobre formar professoras/es a partir da ética amorosa que versa bell hooks (2020). Compreendemos tal movimento como um vir a ser, como um ‘tornar-se’ em um processo diário de construção com base no diálogo entre as escolas e a universidade, ambos entendidos como espaços formativos de maneira co-criativa. Intitulado “Ensino de História e História da Amazônia”, nosso projeto trabalha com três escolas parceiras, quais sejam, o Colégio Conceição da Costa e Silva, a Escola Estadual São José e o Colégio de Aplicação, situados na cidade de Boa Vista/Roraima. Vislumbramos não apenas a dimensão do ensino, como também da pesquisa e da extensão, uma vez que temos como proposta a elaboração de oficinas pedagógicas com construção de materiais didáticos, a organização de oficinas formativas abertas à comunidade, a reflexão e socialização das experiências em eventos e produções acadêmicas, além, entre outros, do exercício de leitura crítica de materiais sobre História de Roraima e ações sociais em diferentes espaços do estado, cujo objetivo é contribuir para que os futuros docentes possam ampliar sua visão sobre os desafios que os cercam. Nosso objetivo na presente proposta é partilhar algumas dessas experiências, tendo como mote a especificidade do local ao qual pertencemos: o extremo norte do Brasil.