O presente trabalho se caracteriza como um relato de experiência e é fruto de práticas e reflexões adquiridas graças ao componente curricular de estágio obrigatório do fundamental I, da Universidade Federal do Pará, que tem como objetivo inserir o discente no contexto de sala de aula unindo teoria e prática. As experiências escolhidas para serem detalhadas foram as primeiras regências e atividades dos autores deste trabalho, na escola E.E.E.F.M Duque de Caxias, que fica localizada no bairro da Marambaia em Belém-Pa, sob supervisão da professora orientadora Cyraney Miranda Ribeiro. Será apresentado ao decorrer do relato, atividades realizas com os alunos do 6° ano do ensino fundamental, que teve por finalidade ensinar de maneira lúdica e eficaz as formas de relevo da superfície terrestre, utilizando materiais recicláveis. Para o cumprimento desse objetivo, as atividades foram pautadas nos princípios teóricos de Bruner e Vygotsky. Notou-se durante a aplicação da atividade, que os alunos conseguem alcançar resultados melhores e entender os assuntos de maneira mais profunda, isso também os ajudou a desenvolver habilidades de comunicação e resolução de problemas, que são essenciais não apenas na escola, mas também na vida cotidiana e futuras carreiras.