STAMBERG, Cristiane Da Silva et al.. O ensino da computação no contexto educacional. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104240>. Acesso em: 22/12/2024 16:32
O presente trabalho foi idealizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), campus Santo Ângelo. A prática realizada no curso superior de Licenciatura em Computação em específico na disciplina de Prática do Ensino da Computação e, tendo como seu objetivo fundamental trabalhar as ferramentas tecnológicas de maneira otimizada, descomplicando seu uso. Tendo como tema principal: As funcionalidades básicas do Excel. O uso de ferramentas tecnológicas como o excel é um grande aliado para diversas tarefas, tanto as tarefas atribuídas aos docentes, como também, aos gestores. Tal ferramenta quando usada de maneira que possamos explorar todas as suas funcionalidades com certeza irá poupar muito trabalho, principalmente quando se trata de tarefas repetitivas, pesquisas ou análises. Foi observado um trabalho muito manual com a ferramenta, o que levou a ideia de criar uma apostila, com funcionalidades, como teclas de atalho, fórmulas, algumas práticas de uso, bem como, alguns exemplos para melhorar entendimento, que venham a agregar na hora de utilizar a ferramenta excel, seja o pacote Office da Microsoft, o Libreoffice ou então o Google ferramentas, sendo os dois últimos gratuitos e com algumas adaptações de uso é possível trabalhar com todas as plataformas. Os resultados levam a crer em uma necessidade de formação continuada para os professores e gestores que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos, tal formação deve ser voltada para trabalhar de maneira efetiva com o computador e os licenciados em computação possuem um papel fundamental, tanto na formação inicial, quanto após sua formação.