O seguinte relato de experiência busca refletir sobre duas intervenções desenvolvidas em uma escola pública estadual da região noroeste do Rio Grande do Sul, nos dias 1º de junho e 03 de agosto de 2023, por nós, bolsistas do subprojeto multidisciplinar Ciências Biológicas e Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa. A temática abordada foi o Sistema Respiratório, que teve por objetivos investigar e abordar os conceitos e o funcionamento desse sistema por meio de diferentes estratégias de ensino, visando a compreensão dos alunos do curso normal e a adaptação da aprendizagem para a educação infantil e séries iniciais, de uma forma lúdica. Entre as atividades desenvolvidas podem-se citar: construção de um cartaz; apresentação de slides e explicação do conteúdo; visualização e manipulação de um modelo didático da caixa torácica; confecção de uma camiseta e questionário referente ao tema abordado. Consideramos que nas intervenções ocorreu aprendizagem do conteúdo proposto, verificada pelas discussões e respostas corretas do questionário. Percebemos a importância do PIBID para a nossa formação profissional, possibilitada pelo planejamento de intervenções e atuação como futuras professoras. Após a execução das intervenções, nos sentimos mais preparadas para os estágios e para atuar como profissionais em sala de aula.