RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO PÓS-PANDEMIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103303 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 736 "inscrito_id" => 1581 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO PÓS-PANDEMIA" "resumo" => "A pandemia de COVID-19 causou uma rápida transição para o ensino remoto, impactando significativamente a aprendizagem dos estudantes. Nos limites da Residência Pedagógica, a pesquisa objetivou investigar os desafios enfrentados na escola pós-pandemia, identificando as principais dificuldades e propondo estratégias. A coleta de dados usou abordagem qualitativa entre janeiro e junho de 2023, por meio de três técnicas: a)observações de aulas para compreender o processo de ensino e aprendizagem no período pós-pandemia; b) entrevistas com o gestor e a coordenadora pedagógica para obter informações sobre estratégias e desafios na coordenação e gestão escolar; c)análise de provas de língua portuguesa fornecidas pela professora para identificar defasagens na aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram desafios significativos na escola, como defasagem na aprendizagem devido à interrupção das aulas presenciais durante a pandemia, impactando o progresso acadêmico e gerando lacunas no aprendizado. Alunos e professores também enfrentaram dificuldades emocionais devido ao isolamento social e medo da doença, afetando negativamente a saúde emocional no ambiente escolar. A adaptação pedagógica foi um desafio, demandando ajustes em novas metodologias de ensino e superação de obstáculos tecnológicos no ensino online. A coordenação e gestão escolar lidaram com recursos limitados para implementar medidas preventivas e fornecer suporte adequado. Para enfrentar esses desafios, foram sugeridas medidas como programas de reforço e nivelamento para alunos, apoio emocional por meio de aconselhamento e atividades de bem-estar, além de estratégias eficazes de gestão para otimizar recursos e enfrentar desafios administrativos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID1581_TB736_31082023073148.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILIANE COSTA SERRÃO" "autor_nome_curto" => "KEILIANE" "autor_email" => "keilianec.serrao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103303 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 736 "inscrito_id" => 1581 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO PÓS-PANDEMIA" "resumo" => "A pandemia de COVID-19 causou uma rápida transição para o ensino remoto, impactando significativamente a aprendizagem dos estudantes. Nos limites da Residência Pedagógica, a pesquisa objetivou investigar os desafios enfrentados na escola pós-pandemia, identificando as principais dificuldades e propondo estratégias. A coleta de dados usou abordagem qualitativa entre janeiro e junho de 2023, por meio de três técnicas: a)observações de aulas para compreender o processo de ensino e aprendizagem no período pós-pandemia; b) entrevistas com o gestor e a coordenadora pedagógica para obter informações sobre estratégias e desafios na coordenação e gestão escolar; c)análise de provas de língua portuguesa fornecidas pela professora para identificar defasagens na aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram desafios significativos na escola, como defasagem na aprendizagem devido à interrupção das aulas presenciais durante a pandemia, impactando o progresso acadêmico e gerando lacunas no aprendizado. Alunos e professores também enfrentaram dificuldades emocionais devido ao isolamento social e medo da doença, afetando negativamente a saúde emocional no ambiente escolar. A adaptação pedagógica foi um desafio, demandando ajustes em novas metodologias de ensino e superação de obstáculos tecnológicos no ensino online. A coordenação e gestão escolar lidaram com recursos limitados para implementar medidas preventivas e fornecer suporte adequado. Para enfrentar esses desafios, foram sugeridas medidas como programas de reforço e nivelamento para alunos, apoio emocional por meio de aconselhamento e atividades de bem-estar, além de estratégias eficazes de gestão para otimizar recursos e enfrentar desafios administrativos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID1581_TB736_31082023073148.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILIANE COSTA SERRÃO" "autor_nome_curto" => "KEILIANE" "autor_email" => "keilianec.serrao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }