OLIVEIRA, Gustavo Alves et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104161>. Acesso em: 22/12/2024 20:51
O presente trabalho tem como objetivo compreender as linguagens e ações desenvolvidas pelas crianças em narrativas do cotidiano da Educação Infantil. A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa, no qual os membros foram observadores participantes em uma turma de crianças do 3º período de uma escola municipal de Educação Infantil - EMEI, do município de Guanambi, localizado no território do Sertão Produtivo da Bahia. O grupo social estudado é composto de 25 crianças, sendo 16 meninos e 09 meninas, com idades entre 03 e 04 anos. A Escola Municipal de Educação Infantil – Proinfância é participante do Programa Residência Pedagógica (PRP) – subprojeto do curso de Pedagogia, vinculado ao Observatório da Infância e Educação Infantil da Universidade do Estado da Bahia (ObEI) - UNEB. Os resultados foram gerados a partir do que foi vivenciado, registrado e avaliado do cotidiano na EMEI. Para este fim, foram feitas análises de anotações do diário de campo, das fotos e vídeos, além de produção de narrativas do cotidiano acerca dos contextos de experiências a partir da curiosidade e do cotidiano da turma. Neste trabalho, ressaltamos a importância da docência compartilhada na Educação Infantil, tendo em vista a criação de contextos que promovam interações, brincadeira e descobertas, processo que exige tempo, escuta sensível, olhar atento e modos diversos de registro, interpretação e planejamento das ações pedagógicas.