SAMBA NA EDUCAÇÃO - UMA PESQUISA ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104506 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2128 "inscrito_id" => 9260 "titulo" => "SAMBA NA EDUCAÇÃO - UMA PESQUISA ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho configura-se como um relato da experiência de estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em parceria com a supervisora e a coordenadora de área do grupo. Ao iniciarmos as ações de docência na escola parceira, enfrentamos vários desafios, entre eles o de dar continuidade ao planejamento em curso o qual proporcionou a oportunidade de abordar o Samba como tema nas aulas de dança da disciplina Educação Física escolar. A instituição de ensino na qual o trabalho se desenvolveu, no município de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro, está imersa em uma comunidade religiosa e conservadora, o que nos levou a reconhecer a necessidade de desconstruir a percepção de que o samba está relacionado à religiosidade de matriz africana. Além disso, abordamos também as relações étnico-raciais, explorando o samba como uma expressão cultural incorporada à nossa cultura e trazida ao Brasil pela população negra. Este trabalho, portanto, visa relatar a experiência vivida no chão da escola com uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental, trazendo referenciais que possam auxiliar na fundamentação entre prática-teoria-prática. Nele, relatamos os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para abordar o tema, de modo a encontrar caminhos para o trabalho com a cultura afro-brasileira sem preconceitos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID9260_TB2128_25112023233844.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYSSA BRUNA SILVA DO SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAYSSA" "autor_email" => "rayssabruna@ufrrj.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104506 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2128 "inscrito_id" => 9260 "titulo" => "SAMBA NA EDUCAÇÃO - UMA PESQUISA ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho configura-se como um relato da experiência de estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em parceria com a supervisora e a coordenadora de área do grupo. Ao iniciarmos as ações de docência na escola parceira, enfrentamos vários desafios, entre eles o de dar continuidade ao planejamento em curso o qual proporcionou a oportunidade de abordar o Samba como tema nas aulas de dança da disciplina Educação Física escolar. A instituição de ensino na qual o trabalho se desenvolveu, no município de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro, está imersa em uma comunidade religiosa e conservadora, o que nos levou a reconhecer a necessidade de desconstruir a percepção de que o samba está relacionado à religiosidade de matriz africana. Além disso, abordamos também as relações étnico-raciais, explorando o samba como uma expressão cultural incorporada à nossa cultura e trazida ao Brasil pela população negra. Este trabalho, portanto, visa relatar a experiência vivida no chão da escola com uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental, trazendo referenciais que possam auxiliar na fundamentação entre prática-teoria-prática. Nele, relatamos os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para abordar o tema, de modo a encontrar caminhos para o trabalho com a cultura afro-brasileira sem preconceitos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID9260_TB2128_25112023233844.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYSSA BRUNA SILVA DO SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAYSSA" "autor_email" => "rayssabruna@ufrrj.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }