Este trabalho configura-se como um relato da experiência de estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em parceria com a supervisora e a coordenadora de área do grupo. Ao iniciarmos as ações de docência na escola parceira, enfrentamos vários desafios, entre eles o de dar continuidade ao planejamento em curso o qual proporcionou a oportunidade de abordar o Samba como tema nas aulas de dança da disciplina Educação Física escolar. A instituição de ensino na qual o trabalho se desenvolveu, no município de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro, está imersa em uma comunidade religiosa e conservadora, o que nos levou a reconhecer a necessidade de desconstruir a percepção de que o samba está relacionado à religiosidade de matriz africana. Além disso, abordamos também as relações étnico-raciais, explorando o samba como uma expressão cultural incorporada à nossa cultura e trazida ao Brasil pela população negra. Este trabalho, portanto, visa relatar a experiência vivida no chão da escola com uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental, trazendo referenciais que possam auxiliar na fundamentação entre prática-teoria-prática. Nele, relatamos os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para abordar o tema, de modo a encontrar caminhos para o trabalho com a cultura afro-brasileira sem preconceitos.