A prática pedagógica na formação inicial de professores é uma prática formativa vivenciada pelo licenciando ao longo do curso, que proporciona experiências de desenvolvimento de procedimentos próprios para a docência. Promover o desenvolvimento da prática pedagógica no interior das unidades curriculares de conteúdos específicos não é uma tarefa simples, pois deve haver uma estreita articulação entre as atividades curriculares do licenciando no curso com as atividades que se espera do egresso em seu exercício profissional. Este trabalho relata uma experiência de prática pedagógica como componente curricular desenvolvida na disciplina de Fundamentos de Aritmética no curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR – campus Curitiba. Em um primeiro momento os licenciandos realizaram estudos sobre as potencialidades didáticas da História da Matemática no ensino de Matemática e analisaram como é apresentado o desenvolvimento histórico dos sistemas de numeração nos livros didáticos para a Educação Básica aprovados no PNLD em vigência. Em um segundo momento, os licenciandos escolheram um título dentre os livros didáticos analisados, selecionaram os exercícios, atividades, citações, contextualizações, curiosidades e sequências didáticas em que há presença de algum elemento relativo ao desenvolvimento histórico dos sistemas de numeração e fizeram a classificação destes itens selecionados nas categorias: Informação; Estratégia Didática; Flash; Atividade.