Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

TESTAGEM E APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS VISANDO A CONSTRUÇÃO DE UMA APOSTILA DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104109
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1693
    "inscrito_id" => 4245
    "titulo" => "TESTAGEM E APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS VISANDO A CONSTRUÇÃO DE UMA APOSTILA DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O projeto foi desenvolvido no Instituto Federal do Paraná - Campus de Irati no ano de 2022, o trabalho e refere-se ao desenvolvimento de uma apostila didática contendo práticas experimentais para alunos do ensino médio. Professores e demais educadores vem ressaltando a importância da prática experimental nas aulas de exatas para o maior engajamento e motivação dos alunos. Com esse intuito o trabalho foi desenvolvido em três etapas subsequentes. Primeiramente foi realizada uma pesquisa de oito livros didáticos, onde percebeu-se uma carência de práticas experimentais que porventura poderiam complementar didaticamente os conceitos teóricos abordados em sala. Em seguida, foram propostos experimentos didáticos relacionados com experimentos de química que foram abordados. Os experimentos foram testados afim de verificar sua viabilidade do ponto de vista didático. Finalmente, o material proposto foi apresentado a um grupo de vinte alunos do curso técnico integrado ao ensino médio da instituição e demais escolas da região. Após a prática em laboratório com os alunos participantes, concluiu-se um aumento do interesse e motivação dos alunos perante os assuntos que foram abordados, demonstrando que a experimentação é de fato importante para o aprendizado do estudante."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4245_TB1693_02102023201848.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA CRISTINA ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "aalvesdossantos23@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104109
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1693
    "inscrito_id" => 4245
    "titulo" => "TESTAGEM E APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS VISANDO A CONSTRUÇÃO DE UMA APOSTILA DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O projeto foi desenvolvido no Instituto Federal do Paraná - Campus de Irati no ano de 2022, o trabalho e refere-se ao desenvolvimento de uma apostila didática contendo práticas experimentais para alunos do ensino médio. Professores e demais educadores vem ressaltando a importância da prática experimental nas aulas de exatas para o maior engajamento e motivação dos alunos. Com esse intuito o trabalho foi desenvolvido em três etapas subsequentes. Primeiramente foi realizada uma pesquisa de oito livros didáticos, onde percebeu-se uma carência de práticas experimentais que porventura poderiam complementar didaticamente os conceitos teóricos abordados em sala. Em seguida, foram propostos experimentos didáticos relacionados com experimentos de química que foram abordados. Os experimentos foram testados afim de verificar sua viabilidade do ponto de vista didático. Finalmente, o material proposto foi apresentado a um grupo de vinte alunos do curso técnico integrado ao ensino médio da instituição e demais escolas da região. Após a prática em laboratório com os alunos participantes, concluiu-se um aumento do interesse e motivação dos alunos perante os assuntos que foram abordados, demonstrando que a experimentação é de fato importante para o aprendizado do estudante."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4245_TB1693_02102023201848.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA CRISTINA ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "aalvesdossantos23@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O projeto foi desenvolvido no Instituto Federal do Paraná - Campus de Irati no ano de 2022, o trabalho e refere-se ao desenvolvimento de uma apostila didática contendo práticas experimentais para alunos do ensino médio. Professores e demais educadores vem ressaltando a importância da prática experimental nas aulas de exatas para o maior engajamento e motivação dos alunos. Com esse intuito o trabalho foi desenvolvido em três etapas subsequentes. Primeiramente foi realizada uma pesquisa de oito livros didáticos, onde percebeu-se uma carência de práticas experimentais que porventura poderiam complementar didaticamente os conceitos teóricos abordados em sala. Em seguida, foram propostos experimentos didáticos relacionados com experimentos de química que foram abordados. Os experimentos foram testados afim de verificar sua viabilidade do ponto de vista didático. Finalmente, o material proposto foi apresentado a um grupo de vinte alunos do curso técnico integrado ao ensino médio da instituição e demais escolas da região. Após a prática em laboratório com os alunos participantes, concluiu-se um aumento do interesse e motivação dos alunos perante os assuntos que foram abordados, demonstrando que a experimentação é de fato importante para o aprendizado do estudante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.