Este trabalho, fruto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica UNINTER - PIBID/RP, Grupo de Trabalho “História das Instituições Escolares”, tem por objetivo estabelecer as primeiras aproximações sobre a historiografia da Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan, compreendendo sua organização, espaços e breve histórico, e ainda, a importância destes aspectos para o amparo crítico-formativo da docência. Destarte, o PIBID, criado em 2007 para as universidades públicas e, em 2013, para as instituições privadas, vem promovendo debates e estudos acerca da formação inicial de professores, elencando a importância de uma práxis educacional mais qualitativa, crítica e significativa, assim como a concretização da tríade pesquisa-ensino-extensão, desenvolvendo tanto no discente quanto no docente maior consciência sobre sua profissão (identificação/identidade docente), tangendo suas dimensões socioculturais, políticas, econômicas e educacionais. Desse modo, as visitas escolares puderam proporcionar uma compreensão e análise da história institucional da escola, seus registros, organizações, rotinas, projetos e pontos crítico-formativos. Portanto, infere-se que o aprofundamento na história das instituições escolares trazem subsídios para uma compreensão mais aprofundada de nossa identidade individual, profissional, formativa e de amparo sociocrítico, seja enquanto docente ou mesmo cidadão. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, tendo como principal base teórica Dominschek e Alves (2017), Sanfelice (2008), Gatti Júnior (2007) e Severino (2016, 2016a).