O PIBID/RP UNINTER E A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: UM MOVIMENTO CRÍTICO-FORMATIVO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103094 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 494 "inscrito_id" => 4703 "titulo" => "O PIBID/RP UNINTER E A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: UM MOVIMENTO CRÍTICO-FORMATIVO" "resumo" => "Este trabalho, fruto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica UNINTER - PIBID/RP, Grupo de Trabalho “História das Instituições Escolares”, tem por objetivo estabelecer as primeiras aproximações sobre a historiografia da Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan, compreendendo sua organização, espaços e breve histórico, e ainda, a importância destes aspectos para o amparo crítico-formativo da docência. Destarte, o PIBID, criado em 2007 para as universidades públicas e, em 2013, para as instituições privadas, vem promovendo debates e estudos acerca da formação inicial de professores, elencando a importância de uma práxis educacional mais qualitativa, crítica e significativa, assim como a concretização da tríade pesquisa-ensino-extensão, desenvolvendo tanto no discente quanto no docente maior consciência sobre sua profissão (identificação/identidade docente), tangendo suas dimensões socioculturais, políticas, econômicas e educacionais. Desse modo, as visitas escolares puderam proporcionar uma compreensão e análise da história institucional da escola, seus registros, organizações, rotinas, projetos e pontos crítico-formativos. Portanto, infere-se que o aprofundamento na história das instituições escolares trazem subsídios para uma compreensão mais aprofundada de nossa identidade individual, profissional, formativa e de amparo sociocrítico, seja enquanto docente ou mesmo cidadão. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, tendo como principal base teórica Dominschek e Alves (2017), Sanfelice (2008), Gatti Júnior (2007) e Severino (2016, 2016a)." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4703_TB494_24112023202716.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA DA SILVA WALKIU" "autor_nome_curto" => "Daiana Walkiu" "autor_email" => "daianawalkui@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103094 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 494 "inscrito_id" => 4703 "titulo" => "O PIBID/RP UNINTER E A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: UM MOVIMENTO CRÍTICO-FORMATIVO" "resumo" => "Este trabalho, fruto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica UNINTER - PIBID/RP, Grupo de Trabalho “História das Instituições Escolares”, tem por objetivo estabelecer as primeiras aproximações sobre a historiografia da Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan, compreendendo sua organização, espaços e breve histórico, e ainda, a importância destes aspectos para o amparo crítico-formativo da docência. Destarte, o PIBID, criado em 2007 para as universidades públicas e, em 2013, para as instituições privadas, vem promovendo debates e estudos acerca da formação inicial de professores, elencando a importância de uma práxis educacional mais qualitativa, crítica e significativa, assim como a concretização da tríade pesquisa-ensino-extensão, desenvolvendo tanto no discente quanto no docente maior consciência sobre sua profissão (identificação/identidade docente), tangendo suas dimensões socioculturais, políticas, econômicas e educacionais. Desse modo, as visitas escolares puderam proporcionar uma compreensão e análise da história institucional da escola, seus registros, organizações, rotinas, projetos e pontos crítico-formativos. Portanto, infere-se que o aprofundamento na história das instituições escolares trazem subsídios para uma compreensão mais aprofundada de nossa identidade individual, profissional, formativa e de amparo sociocrítico, seja enquanto docente ou mesmo cidadão. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, tendo como principal base teórica Dominschek e Alves (2017), Sanfelice (2008), Gatti Júnior (2007) e Severino (2016, 2016a)." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4703_TB494_24112023202716.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA DA SILVA WALKIU" "autor_nome_curto" => "Daiana Walkiu" "autor_email" => "daianawalkui@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }