O presente trabalho em formato de um resumo expandido tem como objetivo apresentar o relato da aplicação de uma regência feita por um estudante de graduação em ciências biológicas, por meio do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Foi executada uma regência sobre seres procariontes e eucariontes no segundo ano do ensino médio, em uma escola da rede estadual, no município de Diamantina - MG. Os objetivos foram analisar a tecnologia da biorremediação, que utiliza microrganismos para tratar áreas degradadas e poluídas, e debater a importância de fungos e bactérias para a sociedade e seus impactos no dia a dia. Para a organização das atividades foi utilizado uma sequência didática e a pesquisa teve como aporte teórico o Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Com problematizações e debates com o uso de notícias os estudantes compreenderam a biorremediação como uma tecnologia eficaz, mas incapaz de resolver totalmente alguns problemas ambientais de grande magnitude. Além disso, uma atividade prática foi conduzida dentro da sala de aula, envolvendo o uso de uma haste flexível para a coleta de amostras de resíduos e partículas em um celular e a realização de semeadura em uma placa de Petri, visando a observação subsequente de colônias de microrganismos. Como resultado, foi produzido um mural digital por meio da plataforma Padlet onde os estudantes publicaram notícias sobre o tema evidenciando os impactos de fungos e bactérias para a sociedade.