Neste relato de experiência realizamos uma reflexão sobre uma aula que ministramos para alunos do ensino médio de uma escola estadual no Município de Campo Mourão, em que explicamos o conceito termodinâmico de reações exotérmicas e endotérmicas. Para isso, desenvolvemos uma aula experimental intitulada “pasta de dente de elefante”. Iniciamos esta atividade explicando conceitos teóricos sobre reações endotérmicas e exotérmicas e posteriormente realizamos o experimento. Como avaliação, desenvolvemos com os participantes um relatório contendo um texto explicativo e cinco questões envolvendo conceitos teóricos e a atividade experimental. A partir das respostas apresentadas pelos estudantes, percebemos suas dificuldades na compreensão de pontos sobre reações de decomposição com uso de catalisadores e o conceito de velocidade da reação. Além disso, tais dificuldades nos possibilitarão preparar outra prática experimental com o foco a sanar essas dúvidas. Entretanto, inferimos que o experimento cumpriu com o objetivo de facilitar a compreensão das diferenças entre reações endotérmicas e exotérmicas.