O ensino de esportes na educação básica é um desafio para os professores de EFI no Brasil, ainda mais quando se fala do contraturno e turno inverso. Dessa forma, considerando as barreiras socioeconômicas, cria-se uma necessidade de ofertar ainda mais outras oportunidades de aprendizado para os alunos a fim de enaltecer o sentimento de pertencimento entre o aluno e a escola. Esse trabalho tem como justificativa, diminuir a evasão e aumentar a frequência escolar, bem como, expandir a prática de esportes dentro do espaço da escola. Os objetivos do estudo foram relatar as dificuldades de ensino no contraturno e turno inverso; incentivar a prática de esportes para os alunos; aumentar a frequência escolar; melhorar as condições de saúde e segurança dos discente. O estudo foi realizado entre os meses de abril a agosto de 2023, foram ofertadas oficinas de xadrez, futsal, atletismo, jogos e brincadeiras, como também auxílio nos jogos escolares. Foram atendidos aproximadamente 50 alunos do ensino fundamental de uma escola de Uruguaiana-RS, que é constituída de uma má infraestrutura em relação aos espaços para esporte. Os seguintes resultados foram extraídos do estudo: os alunos eram fisicamente ativos; o projeto teve uma adesão significativa dos alunos; a escola sagrou-se campeã da etapa municipal do JERGS; os alunos que participaram do projeto continuaram ativos na instituição de ensino. Portanto, a prática de esporte na escola, fora das aulas de EFI, é uma ferramenta indispensável para fortalecer o pertencimento e sobrepor as dificuldades de ensino dos alunos com a escola.