Este trabalho teve como objetivo relatar as experiências vivenciadas no primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica (PRP) no curso de Licenciatura em Pedagogia. As ações foram desenvolvidas na Unidade Municipal de Educação Infantil Professora Jurandyr Mattos Griffo, no município de Vila Velha, Estado do Espírito Santo, e realizadas com a turma do Infantil 5, no período vespertino. A investigação se deu com a observação participante da realidade, através de pesquisa-ação e utilizou como referencial teórico Arriés (1981), Freire (2005), Kuhlmann e Fernandes (2004), Silva (2000) e Sarmento (1997). Aborda a temática da diversidade, por meio da utilização de um livro para a compreensão das diferenças e reflete sobre o processo de ensino para esse público-alvo. Apresenta os desafios enfrentados por professores em formação durante o planejamento e execução das aulas. Evidencia a importância da Residência Pedagógica como porta de entrada para experiências educacionais, permitindo ampliar os espaços de articulação entre conhecimentos teóricos e a prática, bem como fortalecer e aprimorar a formação docente.