ENTRE A ESCOLARIZAÇÃO E O TRABALHO DO CUIDADO: MULHERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103953 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1507 "inscrito_id" => 6524 "titulo" => "ENTRE A ESCOLARIZAÇÃO E O TRABALHO DO CUIDADO: MULHERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "O texto discute sobre os impactos e desafios que o trabalho do cuidado pode ter no acesso à escolarização das mulheres trabalhadoras e estudantes de uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de relatos trazidos durante o primeiro semestre de 2023. Parte-se da compreensão de Federici sobre a divisão sexual do trabalho, em que o trabalho do cuidado, realizado predominantemente pelas mulheres, ainda que fundamental para a manutenção da vida, é historicamente invisibilizado e desvalorizado. Também discute-se sobre a história da educação feminina no Brasil, em que durante muito tempo, o processo de ensino formava as mulheres com o objetivo de torná-las boas mães e esposas. Além disso, a partir das discussões de Ferraro, apresenta-se como se deu a inversão histórica que ocorreu quanto à escolarização de mulheres, que já foram excluídas das escolas e hoje são maioria no ensino superior e em níveis de alfabetização. Assim como em nossa turma, as mulheres são maioria nas salas de EJA atualmente, e a partir de seus relatos, percebemos que são as responsáveis pela manutenção de suas casas. Essas responsabilidades impactaram a escolarização dessas mulheres, já que muitas saíram da escola para ajudar em casa, porque se tornaram mães ou pela necessidade de trabalhar, e ainda impactam, porque em muitos momentos, ao retornarem para a escola, precisam priorizar as exigências domésticas, do trabalho e da família. Mesmo com os desafios, a vontade e a determinação de aprender e seguir estudando permanece viva nas estudantes dessa turma de EJA." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6524_TB1507_20112023121256.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELA LOPES SILVA" "autor_nome_curto" => "MANUELA" "autor_email" => "manubislopes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103953 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1507 "inscrito_id" => 6524 "titulo" => "ENTRE A ESCOLARIZAÇÃO E O TRABALHO DO CUIDADO: MULHERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "resumo" => "O texto discute sobre os impactos e desafios que o trabalho do cuidado pode ter no acesso à escolarização das mulheres trabalhadoras e estudantes de uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de relatos trazidos durante o primeiro semestre de 2023. Parte-se da compreensão de Federici sobre a divisão sexual do trabalho, em que o trabalho do cuidado, realizado predominantemente pelas mulheres, ainda que fundamental para a manutenção da vida, é historicamente invisibilizado e desvalorizado. Também discute-se sobre a história da educação feminina no Brasil, em que durante muito tempo, o processo de ensino formava as mulheres com o objetivo de torná-las boas mães e esposas. Além disso, a partir das discussões de Ferraro, apresenta-se como se deu a inversão histórica que ocorreu quanto à escolarização de mulheres, que já foram excluídas das escolas e hoje são maioria no ensino superior e em níveis de alfabetização. Assim como em nossa turma, as mulheres são maioria nas salas de EJA atualmente, e a partir de seus relatos, percebemos que são as responsáveis pela manutenção de suas casas. Essas responsabilidades impactaram a escolarização dessas mulheres, já que muitas saíram da escola para ajudar em casa, porque se tornaram mães ou pela necessidade de trabalhar, e ainda impactam, porque em muitos momentos, ao retornarem para a escola, precisam priorizar as exigências domésticas, do trabalho e da família. Mesmo com os desafios, a vontade e a determinação de aprender e seguir estudando permanece viva nas estudantes dessa turma de EJA." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6524_TB1507_20112023121256.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELA LOPES SILVA" "autor_nome_curto" => "MANUELA" "autor_email" => "manubislopes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }