Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A CONSTRUÇÃO DO SER DOCENTE E OS SENTIMENTOS DA PRIMEIRA ATUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103277
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 706
    "inscrito_id" => 1713
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO SER DOCENTE E OS SENTIMENTOS DA PRIMEIRA ATUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é discutir sobre os sentimentos experienciados a partir de nossas vivências na escola como bolsistas do PIBID de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Buscamos mostrar as dificuldades presentes em nossa atuação em sala de aula, apresentando reflexões a fim de traçar um balanço de nossas experiências e nelas, encontrar nossas superações em detrimento dos caminhos percorridos no programa de iniciação à docência. Além disso, demonstrar como o acolhimento e o respeito dos alunos diante de algumas dificuldades enfrentadas no primeiro contato, foram importantes para a nossa formação. Deste modo, buscamos ainda, identificar momentos que serviram de aprendizagem para o nosso crescimento como profissionais da educação, em estágio final de graduação e compreender o que ainda é preciso para aperfeiçoar nossa construção como futuros docentes da educação básica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1713_TB706_23112023230303.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA OLIVEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "biancaoliveira.souza@estudante.ufjf.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103277
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 706
    "inscrito_id" => 1713
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO SER DOCENTE E OS SENTIMENTOS DA PRIMEIRA ATUAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é discutir sobre os sentimentos experienciados a partir de nossas vivências na escola como bolsistas do PIBID de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Buscamos mostrar as dificuldades presentes em nossa atuação em sala de aula, apresentando reflexões a fim de traçar um balanço de nossas experiências e nelas, encontrar nossas superações em detrimento dos caminhos percorridos no programa de iniciação à docência. Além disso, demonstrar como o acolhimento e o respeito dos alunos diante de algumas dificuldades enfrentadas no primeiro contato, foram importantes para a nossa formação. Deste modo, buscamos ainda, identificar momentos que serviram de aprendizagem para o nosso crescimento como profissionais da educação, em estágio final de graduação e compreender o que ainda é preciso para aperfeiçoar nossa construção como futuros docentes da educação básica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1713_TB706_23112023230303.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA OLIVEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "biancaoliveira.souza@estudante.ufjf.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre os sentimentos experienciados a partir de nossas vivências na escola como bolsistas do PIBID de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Buscamos mostrar as dificuldades presentes em nossa atuação em sala de aula, apresentando reflexões a fim de traçar um balanço de nossas experiências e nelas, encontrar nossas superações em detrimento dos caminhos percorridos no programa de iniciação à docência. Além disso, demonstrar como o acolhimento e o respeito dos alunos diante de algumas dificuldades enfrentadas no primeiro contato, foram importantes para a nossa formação. Deste modo, buscamos ainda, identificar momentos que serviram de aprendizagem para o nosso crescimento como profissionais da educação, em estágio final de graduação e compreender o que ainda é preciso para aperfeiçoar nossa construção como futuros docentes da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.