O presente relato tem como objetivo descrever uma atividade realizada por pibidianos do Instituto Federal de São Paulo, do campus Avaré, com a temática “Antirracismo e o letramento”. Esta atividade foi aplicada na E. E. Dona Cota Leonel para os alunos da 2ª Série A - Ensino Médio. Para tal, os pibidianos se fundamentaram nas seguintes leituras: Lei n° 10.639; Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana; Pedagogia dos multiletramentos: principais posições metodológicas e pesquisas do âmbito nacional; Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural? Assim, os pibidianos procuraram exercitar o aprendizado de tais leituras em três sequências metodológicas: apresentação de um jogo intitulado “24 por 7: desembolando o racismo cotidiano”, questionamentos a fim de guiar a reflexão dos alunos e a exibição de um vídeo com dados específicos para complementar as discussões. A sequência dinâmica e interativa da aula estimulou os estudantes no senso crítico e no desenvolvimento da autonomia na produção de reflexões a partir de conteúdos.