O projeto tem como por objetivo relatar a nossa vivência no âmbito escolar, que foi realizada através de projetos específicos para o desenvolvimento do trabalho e da coleta de dados. Essa vivência colaborou para um olhar mais amplo quanto à abrangência de metodologias de ensino que os gêneros textuais e digitais podem oferecer ao ambiente escolar, de um modo geral. Este trabalho, embasado em estudos bibliográficos, e os autores que fundamentaram a elaboração e realização deste projeto são: BABKTIN (1992); MARCUSCHI (1010); DOLZS, SCHNEUWLY (1997). Temos por intuito apresentar, a partir da nossa visão enquanto residentes, alguns meios de serem trabalhados os gêneros textuais e digitais como auxiliadores no processo de formação do aluno. Desta forma, salientamos a importância deste trabalho como algo que possa contribuir para futuras pesquisas a respeito de metodologias que envolvam gêneros textuais e digitais, pois ele ressalta como esse tipo de texto está totalmente inserido no cotidiano e na vivência dos alunos, e como isso gera uma oportunidade para serem trabalhados em sala de aula.