Dentre as inúmeras possibilidades de recursos para o ensino de Química, o uso da ludicidade no formato de experiências de Escape Room pode ser um potente mediador no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, ainda são poucos os trabalhos em nosso país que teorizam e problematizam a Escape Room como recurso de ensino e que apresentam orientações acerca do percurso que deve ser trilhado ao se elaborar uma atividade de Escape Room com fins pedagógicos. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir uma proposta de roteiro para planejamento e desenvolvimento de Escape Room no ensino de Química de modo que professores possam se apropriar dessas orientações para propor este tipo de jogo didático em suas aulas. Para tanto, a partir de um levantamento bibliográfico e da experiência do grupo com a proposição de Escape Room em aulas de Química, a elaboração desse roteiro levou em consideração a necessidade da proposição de competências, enredo e narrativa, desafios a serem realizados, pistas e elementos dos jogos, regras, o ambiente, entre outros elementos que devem ser levados em consideração pelo professor. O desenho proposto apresenta detalhadamente cada etapa e suas justificativas, sem pormenorizar qualquer uma que seja durante o planejamento e execução do jogo. Acreditamos que este roteiro poderá auxiliar professores que desejam trabalhar com este formato de atividade porque ele coloca o aluno no papel de protagonista, ao propor uma abordagem investigativa, contextualizada e que desenvolve nos participantes competências e habilidades exigidas para a construção crítica e reflexiva do indivíduo.