Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo de aproximação de dados para retratar a evasão em quatro cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior pública de Minas Gerais. Para criação dos modelos de análise foram utilizados dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O objetivo geral do modelo foi verificar o quantitativo de ingressantes e concluintes por ano. Por meio da pesquisa bibliográfica, buscou-se pesquisas que retratam causas de evasão em outros cursos que servissem de referência para comparação com possíveis causas relacionadas aos cursos dessa instituição. A partir das análises, foram selecionados modelos de aproximações de dados adequados para retratar a evasão em quatro cursos superiores dessa Instituição: Licenciatura em Matemática, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação e Administração, fazendo assim uma análise do panorama atual e uma projeção de dados para o ano de 2030. Como metodologia, foram realizadas: análise de referencial teórico sobre a evasão em cursos de graduação, coleta de dados sobre os cursos de graduação do IFMG-Campus Formiga no site do INEP e uso de softwares como o LibreOffice Calc, Graphmatica, Excel e Google Sheets para desenvolvimento dos modelos matemáticos. A técnica de interpolação utilizada foi por meio de aproximações de dados. Conforme o modelo, os cursos de Administração, Engenharia Elétrica, Matemática e Ciência da Computação terão resultados diferentes em termos de ingressantes e concluintes para 2030.