SOBREVIVER AO APOCALIPSE ZUMBI COMO ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO CIENTÍFICO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103366 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 807 "inscrito_id" => 5012 "titulo" => "SOBREVIVER AO APOCALIPSE ZUMBI COMO ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO CIENTÍFICO" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar o evento “Cooperar para Reconstruir: pensar coletivamente o mundo no pós-apocalipse zumbi.” que constituía na participação ativa de estudantes do PIBID e Residência Pedagógica de Química, Física e Biologia. O projeto tinha o propósito de expandir a interdisciplinaridade dos conhecimentos científicos e o trabalho em grupo. Na primeira parte do evento ocorreu a palestra da filósofa Stefany Sohn Stettler para melhor compreensão sobre as moralidades e o zumbi como uma imagem do antropoceno. Já na segunda parte, foi realizada a separação dos alunos em equipes, para a produção do trabalho de solucionar um problema que pode ser gerado após um apocalipse zumbi. Minha equipe se dedicou para resolver a questão de consumo de alimentos e, dessa forma, foi providenciado a construção de cardápios específicos para o período de inverno e verão que podem ajudar a fornecer um guia de como se alimentar corretamente no pós-apocalipse. Após a produção das soluções dos problemas, cada equipe apresentou como resolveriam seus respectivos temas, os tópicos discutidos foram: habitar; alimentar (produção e consumo); comunicar; hidratar, mover (veículos e combustíveis); rejeitos; habitação e refrigeração; recursos energéticos (produção e consumo); vestir-se; vestir-se (questões térmicas) e relacionar-se (floresta e animais não humanos). Em conclusão, foi possível observar que é preciso o trabalho em equipe e a importância de obter todos os tipos de saberes científicos, de forma interdisciplinar, para decifrar problemas da sociedade." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5012_TB807_19112023202403.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISIS LEMES VICENTE" "autor_nome_curto" => "ISIS" "autor_email" => "isis.vicente@ufpr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103366 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 807 "inscrito_id" => 5012 "titulo" => "SOBREVIVER AO APOCALIPSE ZUMBI COMO ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO CIENTÍFICO" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar o evento “Cooperar para Reconstruir: pensar coletivamente o mundo no pós-apocalipse zumbi.” que constituía na participação ativa de estudantes do PIBID e Residência Pedagógica de Química, Física e Biologia. O projeto tinha o propósito de expandir a interdisciplinaridade dos conhecimentos científicos e o trabalho em grupo. Na primeira parte do evento ocorreu a palestra da filósofa Stefany Sohn Stettler para melhor compreensão sobre as moralidades e o zumbi como uma imagem do antropoceno. Já na segunda parte, foi realizada a separação dos alunos em equipes, para a produção do trabalho de solucionar um problema que pode ser gerado após um apocalipse zumbi. Minha equipe se dedicou para resolver a questão de consumo de alimentos e, dessa forma, foi providenciado a construção de cardápios específicos para o período de inverno e verão que podem ajudar a fornecer um guia de como se alimentar corretamente no pós-apocalipse. Após a produção das soluções dos problemas, cada equipe apresentou como resolveriam seus respectivos temas, os tópicos discutidos foram: habitar; alimentar (produção e consumo); comunicar; hidratar, mover (veículos e combustíveis); rejeitos; habitação e refrigeração; recursos energéticos (produção e consumo); vestir-se; vestir-se (questões térmicas) e relacionar-se (floresta e animais não humanos). Em conclusão, foi possível observar que é preciso o trabalho em equipe e a importância de obter todos os tipos de saberes científicos, de forma interdisciplinar, para decifrar problemas da sociedade." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5012_TB807_19112023202403.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISIS LEMES VICENTE" "autor_nome_curto" => "ISIS" "autor_email" => "isis.vicente@ufpr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }