O presente trabalho tem como objetivo relatar o evento “Cooperar para Reconstruir: pensar coletivamente o mundo no pós-apocalipse zumbi.” que constituía na participação ativa de estudantes do PIBID e Residência Pedagógica de Química, Física e Biologia. O projeto tinha o propósito de expandir a interdisciplinaridade dos conhecimentos científicos e o trabalho em grupo. Na primeira parte do evento ocorreu a palestra da filósofa Stefany Sohn Stettler para melhor compreensão sobre as moralidades e o zumbi como uma imagem do antropoceno. Já na segunda parte, foi realizada a separação dos alunos em equipes, para a produção do trabalho de solucionar um problema que pode ser gerado após um apocalipse zumbi. Minha equipe se dedicou para resolver a questão de consumo de alimentos e, dessa forma, foi providenciado a construção de cardápios específicos para o período de inverno e verão que podem ajudar a fornecer um guia de como se alimentar corretamente no pós-apocalipse. Após a produção das soluções dos problemas, cada equipe apresentou como resolveriam seus respectivos temas, os tópicos discutidos foram: habitar; alimentar (produção e consumo); comunicar; hidratar, mover (veículos e combustíveis); rejeitos; habitação e refrigeração; recursos energéticos (produção e consumo); vestir-se; vestir-se (questões térmicas) e relacionar-se (floresta e animais não humanos). Em conclusão, foi possível observar que é preciso o trabalho em equipe e a importância de obter todos os tipos de saberes científicos, de forma interdisciplinar, para decifrar problemas da sociedade.