A Educação para Redução de Riscos de Desastres - ERRD é uma perspectiva formativa para escolares que tem sido contemplada em projetos de pesquisa e de extensão. Aqui fazemos uma discussão das ações extensionistas realizadas na Escola de Ensino Infantil e Fundamental 18 de Maio, localizada na cidade do Crato, no estado do Ceará. As atividades pedagógicas tiveram como propósito envolver a comunidade escolar em procedimentos de observação e estudo de eventos pluviométricos extremos; desenvolver conceitos e procedimentos relacionados à gestão de risco de desastre ambiental; e propiciar a criação de um plano de ação para efetivação da ERRD na referida escola. A metodologia assumiu uma perspectiva de caráter participativo, por buscar envolver os(as) estudantes no reconhecimento dos problemas ambientais da comunidade, nas discussões sobre os riscos ambientais e nas proposições de intervenção; investigativo, por ter como suporte os procedimentos de pesquisa para construção do conhecimento escolar e educativo, por evidenciar o conhecimento como um caminho de pensar o seu lugar de vivência, de situar o estudante como participante e agente de transformação da realidade. Percebeu-se com as atividades realizadas, que os(as) estudantes demonstraram envolvimento com a proposta dos “Detetives de Sinais e Monitoramento”, interesse pela temática abordada nas aulas ministradas, reconhecimento da necessária conscientização das pessoas para ERRD e engajamento na construção dos Geozines para divulgação das formas de ação frente aos riscos de desastres ambientais.