O trabalho relata as experiências referentes às práticas desenvolvidas como residentes do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Pedagogia-UFV, no Centro Educacional Dr. Januário de Andrade Fontes, localizado na cidade de Viçosa/MG. Especificamente, as práticas foram vivenciadas nas salas da educação infantil e do 1° ano do ensino fundamental. Elas incluíram observações participativas, além de regências orientadas pelas professoras das turmas e, também, pela preceptora da escola. Durante as regências, fundamentadas em obras de literatura infantil de Ruth Rocha, foram promovidas contações de histórias, seguidas de sequências didáticas, que abordaram conteúdos de acordo com as especificidades das turmas. Ademais, além dessas sequências didáticas, outras atividades foram planejadas e executadas, a partir das demandas existentes. Assim, diante das informações expostas, nesse trabalho, respaldado em artigos que discutem sobre a relação entre teoria e prática, coletados das plataformas SciELO e CAPES, tem como propósito apresentar relato de experiência das práticas desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica. Com base nas experiências adquiridas, pôde-se concluir que foi possível relacionar teoria e prática, devido ao contato estabelecido com as didáticas e metodologias de ensino das professoras regentes. Essas experiências se mostraram essenciais para a nossa formação, proporcionando uma reflexão profunda sobre a prática docente e seus desafios.