O presente trabalho se trata sobre o relato de experiência entre alunos de graduação em Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Assim sendo, este trabalho foi desenvolvido por meio de regências e práticas laboratoriais sobre ligações iônicas e minerais, com uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública, através do subprojeto PIBID. Durante a aula experimental os alunos foram divididos em grupos, os quais ficaram responsáveis no preparo de suas respectivas soluções com o auxílio do roteiro experimental. Ao final, utilizou-se um microscópio eletrônico para que os alunos visualizassem os cristais com uma melhor resolução. Por fim, os alunos foram avaliados por meio de um relatório experimental, onde puderam expressar com suas palavras o que aprenderam durante as aulas, além de dizer de que forma aquele conteúdo ajudaria em seus futuros. Em suma, este relato discorre como ocorreram as aplicações das aulas teóricas e da aula experimental, assim possibilitando a visualização do comportamento dos alunos e como realmente funciona o trabalho de um professor além do que é ensino durante a graduação, trazendo experiências do âmbito escolar aos membros do subprojeto.