As experiências pessoais carregam fatores de aprendizado que possibilitam a expansão de novas ideias para contribuição de melhorias no ensino. Por meio deste trabalho apresentamos o relato de experiência construído a partir da proposição e condução de uma Oficina sobre as propriedades periódicas com enfoque na densidade. A ação ocorreu no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola pública cívico-militar em Medianeira- PR. A oficina foi organizada a partir da abordagem do ensino por investigação e compreendeu estratégias como a dinâmica de rotação por estações, e a experimentação para a formulação do pensamento científico. O planejamento e condução considerou quatro momentos: introdução, problematização, experimentação e conclusão. As propriedades periódicas foram abordadas de forma problematizadora, utilizando o conto “Cora de Arquimedes” como fio condutor da investigação e a experimentação como espaço para o levantamento de hipóteses e resolução de problemas. Mesmo com dificuldades apresentadas, a oficina ofertada obteve bons resultados, no que tange o melhoramento da percepção dos alunos a respeito dos conceitos mobilizados. Para as autoras, o trabalho colaborou na experiência da docência, além de trazer uma visão da realidade escolar bem como uma percepção esperançosa no sistema educacional e como novas práticas podem revolucionar o ensino.