Este relato tem como objetivo descrever o desenvolvimento das atividades docentes/residentes no percurso do Programa da Residência Pedagógica, no Curso de Formação de Professores sob a égide da Universidade Iguaçu (UNIG). No Curso de Pedagogia identificamos estudantes da escola-campo desestimulados e a partir disso que despertou o ensejo deles orientados pela preceptora da Escola Estadual Arruda Negreiros, de construírem e implementarem projetos motivadores, que atendam as práticas na sala de aula. Desta forma elaboramos atividades, dando significado ao processo de formação inicial desses estudantes e ao mesmo tempo da nossa formação docente, por se tratar de um curso de formação de professores. Assim, a responsabilidade intensificou, já que o referido curso tem como finalidade formar profissionais para atuarem nas séries iniciais onde se forja princípios na formação da personalidade das crianças como autonomia, empatia, respeito e também se trabalham habilidades e competências para viver em sociedade. Implementamos debates, roda de conversas, mini seminários e inclusive realizamos uma visita orientada na Universidade acompanhadas da preceptora, professora de turma e o animador cultural da escola-campo, o que possibilitou ampliar a visão a respeito do Curso de Pedagogia e o campo de trabalho. Foi um período profícuo que oportunizou correlacionar os conteúdos que estamos vivenciando na Universidade, sendo assim, possível alcançar nossos objetivos que foi de despertar o desejo e a motivação para o exercício da profissão docente dando condições de trocar experiências essenciais a formação docente.