Nesse relato de experiência, evidenciamos os processos de elaboração de uma videoaula sobre a definição de Função, desenvolvida por discentes do curso de Licenciatura em Matemática, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Tal elaboração teve por referência o uso de Tecnologias Digitais no Ensino como um recurso que contribui para despertar, incentivar e engajar os alunos na aprendizagem . A mídia “vídeo” foi escolhida como a tecnologia que deu suporte para apresentação da definição de Função, sendo também parte de uma sequência didática desenvolvida para trabalhar conceitos gerais de funções reais com alunos da 1ª série do Ensino Médio. Todo o desenvolvimento da mídia “vídeo”, desde a sua concepção até o produto final, revela a importância de futuros professores se envolverem em práticas pedagógicas diferentes das usualmente utilizadas em contextos de sala de aula, seja para aprimorar seus conhecimentos, bem como para levar aos alunos propostas que estão atreladas à suas realidades.