BRAZ, Vinicius Aparecido et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/102804>. Acesso em: 21/11/2024 20:52
No Ensino Médio, a Biologia está inserida na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, juntamente com a Química e Física, devendo ser trabalhadas de maneira integrada. Durante as aulas de Biologia, é necessário que o professor faça uma abordagem que estimule o desenvolvimento de capacidades voltadas para a resolução de problemas e situações cotidianas dos estudantes, baseando-se em métodos e protocolos científicos. Buscando uma forma de desenvolver a aprendizagem baseada em investigação no ensino de Bioquímica, o presente relato descreve uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) para estudantes do Ensino Médio, desenvolvida em uma escola estadual de Caeté, município da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. O tema foi abordado a partir de objetos do conhecimento relacionados à composição química dos seres vivos e a SEI foi desenvolvida em cinco aulas de cinquenta minutos cada. Metodologias ativas de aprendizagem e abordagem investigativa foram utilizadas durante o processo, como forma de potencializar o aprendizado. Ao final desta SEI, os estudantes elaboraram podcasts, como produtos educacionais, respondendo às perguntas de caráter investigativo abordadas na experimentação. Após a análise dos resultados, percebeu-se evolução significativa da compreensão do assunto abordado. Porém, lacunas de aprendizado ainda se mostraram presentes, um retrato das defasagens que se arrastam ao longo da educação básica. Este cenário ressalta a necessidade de intervenções pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento da aprendizagem significativa de Bioquímica e conteúdos relacionados, baseando-se em aspectos investigativos.