UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA PEDAGOGIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103568 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1059 "inscrito_id" => 5886 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA PEDAGOGIA" "resumo" => "Da parceria Universidade Estadual de Santa Cruz e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência nasceu o “Subprojeto de Pedagogia” objetivando conduzir as alunas(os) do curso de Pedagogia (bolsistas), para ser inseridas(os) no campo profissional da atuação docente, em consenso com os objetivos do PIBID e inclusão educacional das crianças e adolescentes em uma perspectiva alfabética-inclusiva; tem por pressuposto epistemológico e cientifico a prática interdisciplinar (MORIN, 2007); a pesquisa como princípio educativo (DEMO, 1999); a práxis pedagógica (FREIRE, 1996); e, o ato alfabetizador (SOARES, 2009). A metodologia recaiu na abordagem qualitativa, na pesquisa exploratória e bibliográfica. A partir do levantamento do material teórico e ação diagnóstica em duas escolas da Região Sul da Bahia, começou o curso de formação do ensino colaborativo visando a inclusão educacional e alfabetização das crianças e adolescentes que foram prejudicados no processo das aulas remotas. Em seguida veio as etapas do planejamento, investigação e elaboração de projetos de intervenção. Com a equipe composta por uma professora coordenadora de área, uma professora voluntária, três professoras supervisoras, vinte e quatro bolsistas e seis estudantes voluntários, foi efetivada a articulação dos saberes teóricos e práticos na vivência pedagógica. Conclui-se que as intervenções realizadas, até o presente momento, romperam com um modelo de ensino sob uma perspectiva de alfabetização/decodificação, sendo orientada então, para a construção de um saber contextualizado." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5886_TB1059_31082023194109.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA TANIA SILVA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA TANIA S" "autor_email" => "jtsmoreira@uesc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103568 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1059 "inscrito_id" => 5886 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA PEDAGOGIA" "resumo" => "Da parceria Universidade Estadual de Santa Cruz e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência nasceu o “Subprojeto de Pedagogia” objetivando conduzir as alunas(os) do curso de Pedagogia (bolsistas), para ser inseridas(os) no campo profissional da atuação docente, em consenso com os objetivos do PIBID e inclusão educacional das crianças e adolescentes em uma perspectiva alfabética-inclusiva; tem por pressuposto epistemológico e cientifico a prática interdisciplinar (MORIN, 2007); a pesquisa como princípio educativo (DEMO, 1999); a práxis pedagógica (FREIRE, 1996); e, o ato alfabetizador (SOARES, 2009). A metodologia recaiu na abordagem qualitativa, na pesquisa exploratória e bibliográfica. A partir do levantamento do material teórico e ação diagnóstica em duas escolas da Região Sul da Bahia, começou o curso de formação do ensino colaborativo visando a inclusão educacional e alfabetização das crianças e adolescentes que foram prejudicados no processo das aulas remotas. Em seguida veio as etapas do planejamento, investigação e elaboração de projetos de intervenção. Com a equipe composta por uma professora coordenadora de área, uma professora voluntária, três professoras supervisoras, vinte e quatro bolsistas e seis estudantes voluntários, foi efetivada a articulação dos saberes teóricos e práticos na vivência pedagógica. Conclui-se que as intervenções realizadas, até o presente momento, romperam com um modelo de ensino sob uma perspectiva de alfabetização/decodificação, sendo orientada então, para a construção de um saber contextualizado." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5886_TB1059_31082023194109.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA TANIA SILVA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA TANIA S" "autor_email" => "jtsmoreira@uesc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }