O presente relatório se propõe a explorar a relevância do trabalho de campo como metodologia de ensino de Geografia, tendo como cenário as atividades desenvolvidas nas margens do canal de maré Sapucajuba, localizado em Belém - PA, dentro dos domínios da Universidade Federal do Pará (UFPA), com alunos da EETEPA Dr. Celso Malcher do 2°ano Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente no âmbito do programa do Residência Pedagógica. Este relato descreverá em detalhes a experiência de coleta de solo realizada nas margens do canal, destacando as etapas metodológicas, as observações feitas, as análises preliminares e as conclusões provisórias. Além disso, serão explorados os ganhos pedagógicos dessa abordagem, evidenciando como o trabalho de campo contribuiu para uma compreensão mais abrangente e aprofundada dos conceitos geográficos estudados. A combinação de aulas teóricas e atividades práticas em campo permitiu uma abordagem de ensino mais holística e eficaz. Os dados coletados durante nossa exploração no terreno foram fundamentais para o aprofundamento da compreensão dos alunos, incentivando o engajamento e a participação ativa. A interação direta com o ambiente e a manipulação dos solos despertaram a curiosidade e o senso crítico dos alunos, levando a um aprendizado mais envolvente e significativo.