Este trabalho apresenta experiências vivenciadas por acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Letras e Computação da Universidade de Pernambuco (UPE) no Programa de Residência Pedagógica (PRP) realizado nos períodos de maio a outubro de 2023. As experiências mencionadas foram realizadas nos 3º anos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE no Campus Garanhuns. O principal objetivo deste trabalho é expor as vivências exitosas utilizando a disciplina de Língua Portuguesa ao trabalhar com os conteúdos do eixo Literário, tornando a aprendizagem da disciplina mais lúdica atrelada ao trabalho com lógica computacional, estimulando o processo criativo dos estudantes. A gamificação foi construída com um jogo chamado “O BARRETÃO”, em homenagem a professora preceptora Patrícia Barreto, o intuito é manter os pontos que as equipes já inicia na partida e tentar ganhar pontos extras para chegar ao valor máximo, não existe uma números de ganhadores fixos, todas as equipes têm a possibilidade de ganhar a premiação máxima, todas elas já começam com um número determinado de PATY-COIN, moeda que também faz referência à professora Patrícia. O jogo é organizado em três missões, cada uma, se concluída totalmente, mantém os pontos, e os primeiros colocados ganham pontos extras, se não é inteiramente executada, é retirado um número determinado de pontos. A primeira missão tem o objetivo de revisar o conteúdo estudado com jogos, a segunda missão foca no aprofundamento do conteúdo e a terceira corresponde à criação de um jogo plugado sobre as escolas literárias estudadas.