Este trabalho, produzido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto Letras Língua Portuguesa, no âmbito da Universidade Federal da Bahia – UFBA, visa expor o andamento das atividades de acompanhamento das rotinas da professora supervisora, Lizéli Moreira Silva, vinculada à Secretaria Estadual de Educação da Bahia, integradas às dinâmicas da escola parceira, Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (CEMATF), sob a coordenação de área da professora Lavínia Mattos, do ILUFBA. Nesta comunicação, mostraremos um panorama dos trabalhos iniciados em novembro de 2022, Edital PIBID CAPES 1/2022, focando nas vivências pedagógicas, metodológicas e formativas do ensino da língua materna, sob uma abordagem discursiva e crítica da linguagem. Neste sentido, apresentaremos as participações (e seus produtos) dos bolsistas ID no componente da parte diversificada do currículo do novo ensino médio – Leitura e Escrita de Mundo. Visando alinhamento entre teoria e prática, fazeres e saberes entre escola e IES, pautando o ensino crítico da língua portuguesa pelo viés das práticas da leitura e da produção textual, mobilizamos autores como Paulo Freire (2004) e Magda Soares (1986), reforçando a importância de uma formação crítico-identitária do educador e do educando e tendo em vista os aspectos socioculturais e históricos que são basilares no ensino da língua portuguesa sob um prisma crítico e funcional. Os resultados alcançados nesse período de trabalhos se deram, sobretudo, nas dimensões identitárias, políticas e didático-pedagógicas em nossa formação crítico-reflexiva enquanto futuros professores e, em especial, para um ensino eficiente que minimize as desigualdades sociais, econômicas e de acesso às políticas públicas recorrentes em muitas realidades da educação básica e pública, como evidenciado no CEMATF com sua atual falta de biblioteca. Com o desafio de deixar um legado que contribua para a continuidade das práticas de leitura e valorização de produções nascidas durante as observações participativas no ano letivo 2023, os bolsistas ID, nesta escola parceira, criaram o ELVIS (Espaço de Leitura e Atividades Virtuais). Este espaço também recebe contribuições dos próprios estudantes da 1ª série do ensino médio e indicações de outros professores do colégio, assumindo o protagonismo juvenil e também o acolhimento da comunidade escolar. Dessa forma, contribuindo para a ampliação do repertório de saberes orientadores da (auto)reflexão e a criação de estratégias inovadoras e funcionais de ensino, visando às demandas educacionais contemporâneas.