A presente experiência se desenvolveu durante o segundo semestre letivo do corrente ano no âmbito da disciplina Prática de Ensino de Matemática IV, ofertada pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trabalhamos com o livro “O Diabo dos Números” numa atividade de extensão realizada na disciplina com algumas turmas do ensino médio da região de Viçosa/MG. O objetivo da intervenção pedagógica foi analisar as potencialidades do livro como recurso didático para o ensino de matemática. Utilizamos a décima noite do livro abordando os temas ‘sequência de Fibonacci’ e o ‘número dourado’, sublinhando a ‘presença’ desses conceitos matemáticos no cotidiano dos alunos. Esperamos que os discentes observem uma matemática diferente da que estão em contato na escola, fazendo-os se aproximar de uma matemática interessante e relevante. Este relato de experiência busca evidenciar as potencialidades pedagógicas da utilização do livro na educação matemática. Por fim, buscamos uma prática pedagógica tendo o aluno como protagonista de sua aprendizagem fundamentada na Comunicação Matemática. Temos a intenção de alcançar os alunos desinteressados e promover o seu desenvolvimento, tanto matematicamente quanto em outras áreas do conhecimento. Os dados da experiência serão coletados a partir da observação da participação dos estudantes e das mudanças quanto ao interesse na matemática.