Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM UMA ESCOLA CAMPO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - SUBPROJETO BIOLOGIA/CCAAB/UFRB

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103698 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1216 "inscrito_id" => 2634 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM UMA ESCOLA CAMPO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - SUBPROJETO BIOLOGIA/CCAAB/UFRB" "resumo" => "A Residência Pedagógica (PRP) é um programa criado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o objetivo de promover a formação prática de licenciados em escolas de educação básica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foram os relatos de experiências e vivências dos residentes do subprojeto Biologia do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) durante da imersão na escola campo, abrangendo o período de novembro de 2022 a abril de 2023. Ter o contato direto e amplo com o ambiente e com a comunidade escolar permite um enriquecimento de saberes, aprendizagem e experiência que se tornam cruciais para o desenvolvimento do professor em formação, principalmente na área da Biologia. Durante o momento de ambientação houveram momentos importantes na escola campo, a primeira reunião de integração, a jornada pedagógica, a distribuição das turmas entre os residentes e o desenvolvimento das aulas. Além disso, durante a regência foi realizado estratégias pedagógicas utilizadas, como a criação de maquetes e atividades práticas, para enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos. A importância da Residência Pedagógica na formação de professores de Biologia, permitindo uma vivência prática em sala de aula, interação com alunos, aplicação de estratégias pedagógicas e reflexão sobre as condições de trabalho nas escolas.A Residência Pedagógica (PRP) é um programa criado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o objetivo de promover a formaçã" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2634_TB1216_20112023213007.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS ROBERTO FAGUNDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCAS FAGUNDES" "autor_email" => "lucasfaggundess@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103698 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1216 "inscrito_id" => 2634 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM UMA ESCOLA CAMPO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - SUBPROJETO BIOLOGIA/CCAAB/UFRB" "resumo" => "A Residência Pedagógica (PRP) é um programa criado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o objetivo de promover a formação prática de licenciados em escolas de educação básica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foram os relatos de experiências e vivências dos residentes do subprojeto Biologia do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) durante da imersão na escola campo, abrangendo o período de novembro de 2022 a abril de 2023. Ter o contato direto e amplo com o ambiente e com a comunidade escolar permite um enriquecimento de saberes, aprendizagem e experiência que se tornam cruciais para o desenvolvimento do professor em formação, principalmente na área da Biologia. Durante o momento de ambientação houveram momentos importantes na escola campo, a primeira reunião de integração, a jornada pedagógica, a distribuição das turmas entre os residentes e o desenvolvimento das aulas. Além disso, durante a regência foi realizado estratégias pedagógicas utilizadas, como a criação de maquetes e atividades práticas, para enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos. A importância da Residência Pedagógica na formação de professores de Biologia, permitindo uma vivência prática em sala de aula, interação com alunos, aplicação de estratégias pedagógicas e reflexão sobre as condições de trabalho nas escolas.A Residência Pedagógica (PRP) é um programa criado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o objetivo de promover a formaçã" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2634_TB1216_20112023213007.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS ROBERTO FAGUNDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCAS FAGUNDES" "autor_email" => "lucasfaggundess@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A Residência Pedagógica (PRP) é um programa criado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o objetivo de promover a formação prática de licenciados em escolas de educação básica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foram os relatos de experiências e vivências dos residentes do subprojeto Biologia do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) durante da imersão na escola campo, abrangendo o período de novembro de 2022 a abril de 2023. Ter o contato direto e amplo com o ambiente e com a comunidade escolar permite um enriquecimento de saberes, aprendizagem e experiência que se tornam cruciais para o desenvolvimento do professor em formação, principalmente na área da Biologia. Durante o momento de ambientação houveram momentos importantes na escola campo, a primeira reunião de integração, a jornada pedagógica, a distribuição das turmas entre os residentes e o desenvolvimento das aulas. Além disso, durante a regência foi realizado estratégias pedagógicas utilizadas, como a criação de maquetes e atividades práticas, para enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos. A importância da Residência Pedagógica na formação de professores de Biologia, permitindo uma vivência prática em sala de aula, interação com alunos, aplicação de estratégias pedagógicas e reflexão sobre as condições de trabalho nas escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.