O resumo expandido tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada na oficina realizada em formato online dentro do Programa Residência Pedagógica, buscando mostrar como o estudo dos gêneros textuais atuam como caminho para o multiletramento, a partir do uso de aparatos tecnológicos para a efetivação das atividades propostas, cujo foco dos gêneros concentra-se no diário e na carta pessoal. Como aporte teórico essa pesquisa fundamentou-se em Marcuschi (2007) para abordagem dos gêneros textuais e sua necessidade de estudo e em Rojo e Moura (2012) atentando-se para a contribuição do estudo das novas maneiras de multiletramento. Como metodologia, tem-se uma pesquisa de abordagem qualitativa por ocupar-se de aspectos sociais e comportamentais de modo subjetivo. A pesquisa possibilitou a compreensão do estudo dos gêneros como um fator contribuinte para a interação e aquisição da leitura e escrita e, sobretudo, a aquisição do multiletramento. Conclui-se, portanto, que os gêneros textuais e a forma como são discutidos em sala de aula, contribuem de maneira positiva para o multiletramento e a comunicação e efetivação da linguagem no meio social.