Este artigo tem como objetivo analisar como a observação e participação ativas na escola, por meio do Programa Residência Pedagógica, podem contribuir para a formação docente. A pesquisa foi realizada com residentes participantes de um núcleo de Química de uma Universidade Pública localizada na cidade de Niterói/RJ, que escreveram sobre suas experiências vivenciadas na Residência Pedagógica em um Diário de Bordo. O trabalho se enquadra na perspectiva de pesquisa qualitativa, cuja abordagem utilizada foi a pesquisa narrativa sociocultural, pautada nos pressupostos de Rosseto e Bolzan (2019). Além disso, as narrativas elaboradas sobre a experiência vivenciada foram tratadas à luz de Jorge Larrosa (2002), que compreende a educação a partir do par “experiência e sentido”. Os resultados indicam que a observação e participação ativas na escola, aliadas à reflexão e escrita da experiência, podem contribuir significativamente para a formação docente. Os residentes relataram que a Residência Pedagógica proporcionou um espaço de aprendizagem e troca de experiências, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a prática docente. A abordagem afetiva foi um tema recorrente nas narrativas e foi destacada como um aspecto importante na formação docente, pois permite que o professor reflita sobre suas emoções e sentimentos em relação à prática pedagógica, o que pode contribuir para uma educação mais libertadora, justa e solidária em acordo com a pedagogia freiriana. Em suma, a pesquisa evidencia a importância da observação e participação ativas na escola, aliadas à reflexão e escrita da experiência, para a formação docente.