O objetivo deste texto é relatar a experiência vivenciada durante o trabalho realizado no Subprojeto de Língua Portuguesa Agir no mundo pela linguagem, em duas escolas da Cidade de Passos – MG e, dessa forma, apresentar alguns resultados que nos instigam a refletir sobre dimensões do fazer docente e do processo de ensino-aprendizagem de língua. Partimos da ideia de que o ensino da língua portuguesa e a produção textual desempenham um papel fundamental na formação dos indivíduos na contemporaneidade, já que a linguagem é uma ferramenta poderosa para agir no mundo e, portanto, é crucial abordá-la de maneira contextualizada e significativa. Os resultados alcançados até o momento – produções de posts no Instagram e podcasts sobre a situação dos Yanomamis em particular e da demarcação de territórios indígenas, de escritas de si, de exercícios poéticos –, produções de muita qualidade, além da percepção, pela interação, de que houve mudanças na recepção e produção de textos pelos alunos e um aumento na consciência crítica são conquistas que nos motivam a continuar aprimorando nossa abordagem e ressignificando o trabalho com a linguagem nas escolas.