O Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) visa incentivar o desenvolvimento e aprimoramento profissional de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. A Escola de Aplicação Professor Chaves (EAPC), campo de residência e de estudo, localizada na cidade de Nazaré da Mata- Pernambuco, desenvolveu um projeto intitulado EAPC-OLÍMPICO, objetivando a preparação dos seus estudantes para as olímpiadas de matemática, partindo da resolução de situações-problema, como a Olímpiada Canguru de Matemática, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), a Olímpiada Pernambucana (OPEMAT) e a Olímpiada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL). Neste sentido, torna-se relevante fazer um estudo acerca da Teoria dos Campos Conceituais (TCC), proposta pelo psicólogo e matemático Gérard Vergnaud, a qual destaca a importância das situações-problema para a educação e ensino de matemática. Objetivou-se neste estudo destacar as análises acerca da experiência dos residentes com o projeto EAPC-OLÍMPICO, embasadas na TCC. O presente estudo desenvolveu-se de maneira qualitativa, partindo da análise dos dados e das experiências vivenciadas. Constatou-se que dos 611 alunos da EAPC, 545 (89,20%) realizaram a prova da Olímpiada Canguru de Matemática, onde 73 (13,40%) foram premiados com medalhas e honra ao mérito, acerca da prova da OBMEP 2023 41 (6,71%) alunos foram selecionados para a segunda fase da avaliação.