Este estudo avalia o impacto de diferentes abordagens de ensino de contos (professor moderador, instrutor e leitura comum) e o uso de histórias em vídeo no envolvimento e compreensão dos alunos. Ele visa preencher lacunas na pesquisa existente sobre como essas abordagens afetam a interação dos alunos com as histórias O ensino de contos desempenha um papel essencial no envolvimento dos alunos com as narrativas, e este estudo explora variações nas abordagens pedagógicas, incluindo elementos visuais e auditivos. A pesquisa contribui para a educação ao avaliar o impacto das diferentes abordagens no envolvimento e compreensão dos alunos, considerando também elementos audiovisuais. Os resultados podem guiar educadores na escolha de abordagens eficazes para o ensino de contos e aproveitar as tecnologias audiovisuais na educação literária. O estudo envolveu turmas do ensino médio, usando questionários e entrevistas para medir o envolvimento, incluindo o uso de histórias em vídeo. Espera-se que este estudo enriqueça o ensino e promova uma apreciação mais profunda da literatura na educação literária.