O estudo em questão concentrou-se na análise de planejamentos de aula desenvolvidos no âmbito do Programa Residência Pedagógica, com o objetivo central de investigar a adequação desses planos de aula ao contexto curricular. Este estudo tem uma abordagem qualitativa e representa um recorte de uma pesquisa de mestrado. É relevante ressaltar a participação de dois licenciandos em Matemática na edição de 2020-2021, que na época eram alunos de uma instituição de ensino superior pública no interior do Estado de Minas Gerais. O construto teórico adotado neste estudo baseia-se na abordagem do Conhecimento Didático-Matemático advinda do Enfoque Ontossemiótico. Os resultados apontam para a necessidade imperativa de reconhecer o Programa Residência Pedagógica como uma política pública fundamental para a formação de professores, especialmente para a formação de professores de Matemática. Com as adaptações realizadas pelos seus agentes, o processo formativo pode ser emancipatório e promover um diálogo construtivo entre as instituições formadoras e o ambiente da escola básica, incluindo reorganizações curriculares.