RESUMO Este relato visa analisar a forma como a residente foi se constituindo professora no Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. No PRP os residentes participam de vários momentos de aprendizagem docente. No percurso metodológico, utilizou-se abordagem qualitativa como estratégia de recolha de dados, sendo realizado observações e análise descritas no caderno de campo e portfólio elaborados durante a trajetória no PRP, subprojeto Biologia. No período de diagnóstico escolar observou-se os métodos de ensino e a interação da professora com os alunos. Neste processo, considera-se o que é ter um olhar atento aos fatos e vivências. Formar-se professora foi marcado por momentos nos quais apercepção docente se fez presente, com observação das aulas, participação e regência, tendo como aporte consolidador a realização de um projeto de ensino que foi intitulado por “Da morfologia da planta hortelã ao seu óleo essencial: práticas de ensino de biologia e química”, no qual teve-se a oportunidade de adquirir conhecimentos junto com os alunos, desde os conteúdos da BNCC à apresentação dos resultados em momentos formadores, na Biofiq Feira de Ciência do Colégio Quintiliano e no Beija- Flor do Instituto Federal Goiano Rio Verde – Go