Este artigo apresenta uma proposta de intervenção educacional realizada pelos integrantes do projeto Residência Pedagógica (RP) em conjunto com alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Odete Barbosa Marvão, município de Igarapé-Açu, Estado do Pará. A proposta engloba a produção de uma cartilha ambiental abordando os principais problemas ambientais que ocorrem no Brasil e no mundo, desde a década de 1970 até a atualidade. O objetivo deste trabalho é demonstrar a elaboração da cartilha de Educação Ambiental como um instrumento metodológico na prática docente que facilita a reflexão dos educandos sobre a questão ambiental, principalmente no contexto do currículo escolar brasileiro. Além disso, a elaboração de instrumentos didáticos e paradidáticos são substanciais na prática docente no ensino de Geografia. A intervenção educacional promoveu, também, ações colaborativas de enfrentamento e conscientização dos desafios ambientais presentes no cotidiano das pessoas, contribuindo dessa forma para uma educação mais consciente e responsável com o meio ambiente. Deste modo, constatou-se que há avanços acerca da temática ambiental no currículo escolar, além disso a construção da cartilha ambiental possibilita estigar a conscientização e sensibilização não somente dos alunos, mas da comunidade escolar. Para tanto, o uso de metodologia ativa precisa ser ampliado a fim de tornar mais eficaz o processo de ensino aprendizagem.