A elaboração deste trabalho partiu de uma motivação: relatar as vivências experienciadas por dois integrantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) pela CAPES, em parceria com a Universidade Católica do Salvador, no processo de ensino e aprendizagem do texto dissertativo-argumentativo para as turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Raphael Serravalle, localizado no bairro da Pituba em Salvador-Ba, a partir de metodologias e atividades desenvolvidas em sala de aula num cenário pós-pandêmico, o que consiste em novos desafios não vivenciados anteriormente. Esse processo está sendo de grande relevância para o encadeamento de ressignificação dos conteúdos abordados sobre a redação dissertativa-argumentativa proposta pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Diante disso, este trabalho científico possibilita uma compreensão da importância presente no uso de abordagens inovadoras para o ensino público-estadual, proporcionando aos discentes um entusiasmo para reformular os possíveis estigmas presentes em relação a esse gênero textual. Nesse sentido, o objetivo principal é estabelecer a conexão existente entre os contextos teóricos e práticos mencionados acima, com o impacto gerado pelo PRP na escola, bem como as intervenções ao longo das aulas eletivas de Produção Textual. A metodologia utilizada é pautada nas teorias de Freire (1983), Riolfi e Igreja (2010), Peres (2015), além das práticas realizadas em sala de aula pelos residentes. Desse modo, evidencia-se a importância da abordagem metodológica no ensino do gênero dissertativo-argumentativo que inclua a participação ativa dos alunos, além de um aperfeiçoamento profissional dos residentes pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem dentro das vivências que o programa proporciona.