A contação de histórias faz parte de nossas vidas. Ouvir ou ler uma história estimula nossa imaginação, remete à diferentes emoções. Nesse sentido, este trabalho traz o relato de experiência, realizado na turma do Pré-B, em lócus na Escola Municipal de Ensino Fundamental 24 de Maio, localizada na cidade de Teutônia, RS, Brasil. Esse relato refere-se ao projeto que está sendo desenvolvido sobre os tipos de emoções, às quais as crianças estão suscetíveis. Para atendê-lo, semanalmente ocorre a contação de histórias, destacando um tipo de emoção, para que dessa forma os alunos consigam identificar o que estão sentindo, pois segundo Abramovich (2006, p. 17), “É ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranquilidade, e tantas outras mais [...]”. Nesse sentido, através de pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, buscou-se material para auxiliar no entendimento de como a contação de histórias pode auxiliar nas expressões das emoções nas crianças da educação infantil. O livro apresentado foi “Pedro Vira Porco-Espinho”, o qual trabalha a emoção raiva, onde as crianças puderam expor em que situações apresentavam a mesma reação. Sendo assim, percebe-se a importância de trabalhar as emoções, pois saber identificar o que está sentindo, assim como o outro, ajuda a melhorar o convívio na escola, na família e nas relações de amizades.